quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A difícil linguagem dos sonhos

Sonhos: devaneios do consciente ou a razão do inconsciente?


Não foram poucas as vezes, Diário, em que eu me deparei com sonhos reveladores. Mais ainda com aqueles em que eu daria tudo para que se tornassem realidade. Por que uns se "materializam" e outros, não? Hoje mesmo vivi a situação de um que se realizou. Não exatamente igual ao do mundo onírico, mas à maneira do mundo real, que é sempre mais cruel. Quando isso acontece, dá um frio na espinha, o coração dispara. É estranha demais a sensação.
Afinal, que critérios foram usados pra codificar a difícil linguagem dos sonhos - principalmente a dos pesadelos? O meu pesadelo mais comum é com o mar. Já "fiquei presa" entre ondas, tsunâmis, ressacas e afins um sem-número de vezes. Entre as diversas interpretações que achei para o fenômeno, as mais curiosas respostas. No entanto, algumas são mais que isso. São mesmo coerentes. Uma delas diz que "afogar-se" significa dificuldades para se adaptar a uma determinada situação econômica, social, familiar ou na vida do casal. Bingo!


Sonhar com água: "Nossas emoções, intuitos e instintos mais profundos estão em questão quando os nossos sonhos usam o símbolo água" (Olhaí!). Água agitada significa "ferimento moral" (abafa o caso...). E, por fim, o mar. "Ver um mar tranqüilo e transparente, é sinal de felicidade, e bons negócios. Agitado e turvo, faz-se prever aborrecimentos e dor. Deixar-se submergir pelo mar prova que se deixa transbordar na existência.(...) E ver-se afogando no mar, trata-se de um desejo de se desembaraçar de aborrecimentos. Como o mar representa travessias, sonhos com ele podem representar um desejo de renovação".


Por que, raios, eu nunca sonhei com um mar tranqüilo? O pior é que, durante todo esse tempo, ele sempre teve razão... Onde estava o Google pra me traduzir esse idioma há uns...oito anos? ¬¬

2 comentários:

Nattércia Damasceno disse...

Eu sempre sonho com pontes e raramente consigo atravessá-las. Segundo o Grande Oráculo(Google), sonhar com isso significa problemas financeiros haha
Apesar da raramente atravessar a ponte, eu sempre pago todas as minhas contas. :P

Cyntia Barrozo disse...

Ah, minha filha... Mesmo com Google aí, quem disse que eu dou ouvidos (no caso, olhos)? Acho que vc faria a mesma coisa. A gente não fica rica porque tá constantemente pagando pra ver.. e no final, o preço é sempre muito alto.

Fazer o quê? A gente insiste que só assim se aprende. Enfim.. viver é isso!

Bjo